A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #

Genius Brasil

"5 Momentos Genius: Conhecendo Rincon Sapiência"

Apesar do Rincon estar a um bom tempo no "jogo do rap", com alguns projetos e participações interessantes, muitos fãs do gênero ainda não conhecem seu trabalho. Seu talento com as rimas e produções já renderam muitos momentos de qualidade.

Usando as páginas disponíveis no Genius, garimpamos algumas linhas e faixas de qualidade para apresentarmos este artista que promete ser um dos destaques deste ano de 2016.


I. Sr. Kinta Fera

Mente vazia fode, entenda a força da prática
Esse é o Akecimento, longe de ser Antárctica
Meu rap arranca os braços tatuados com a suástica
Mágica, lá da fonte África
Pretos orgulhosos incomodam mais que afta
É a metamorfose como no livro do Kafka

Desde que começou a lançar músicas uma das maiores características do Rincon é a valorização da cultura negra e africana. Além disso, suas rimas são repletas de referências e punchlines que prendem a atenção do ouvinte. Não se engane, apesar do seu projeto "Akecimento" ser fiel ao nome, algumas das faixas já demonstram toda a habilidade e definem bem qual a proposta do MC. "Sr. Kinta Fera", por exemplo, introduz ao ouvinte um dos seu vulgos e mostra toda a sua versatilidade nas rimas. Cabe destacar o jogo com as palavras no título, algo que ele utiliza bastante em suas músicas.


II. Por Quê Eu Rimo? (Kamau)

Revidar quem ataca, chacina seria a meta
Repressão não me fez o vilão, fez o poeta
Os soldados da rua tão de Glock e Bereta
Convocado pra guerra, mas só me deram a caneta

Além da valorização da cultura negra e africana, muitas rimas do artista fazem críticas sociais. Em "Por Quê Eu Rimo?" o MC fala um pouco do que motiva suas composições e demonstra que, através de suas palavras e atitudes, ele pode combater as condições que lhe são impostas. Isso fica ainda mais claro em outras faixas do artista.


III. Coisas de Brasil

Bundas, biquínis, prais, carnaval
Mulher, seu brilho vale muito mais

"Coisas de Brasil" chegou junto com o seu excelente EP SP Gueto BR, que em seguida recebeu também um dos mais belos clipes de 2014. Com rimas cheias de detalhes, uma produção própria rica em sons com influência da música nacional e uma levada bem característica vemos um Rincon bem à vontade. Vale notar que o MC também busca valorizar a mulher, não só nesta faixa, mas em diversos momentos em seus versos já lançados.


IV. Linhas de Soco

As cores no visual, que nem graffiti do OPNI
Dois tipos de MC, eu sou que nem um OVNI
Vou passeando nos discos, marciano
É a lua e eu, que nem Cassiano
Língua afiando, línguas fatiando
Dom, como vinho, deixe que passem anos

Essa é faixa que segue literalmente o que o nome promete. Em "Linhas de Soco", é difícil escolher quais rimas a serem destacadas. Do bom humor aos assuntos sérios, de linhas divertidas às espertas, em alguns casos bem complexas, percebemos que as palavras surpreendem diante dos múltiplos sentidos e diversas referências. Vale destacar novamente que a levada do MC não se apressa diante da produção, mostrando toda sua destreza na cadência.


V. A Coisa Tá Preta

Abre alas, tamo passando
Polícia no pé, tão embaçando
Orgulho preto, manas e manos
Garfo no crespo, tamo se armando
De turbante ou bombeta
Vamo jogar, ganhar de lambreta
Problema deles, não se intrometa
Óia a coisa tá ficando preta!

Para finalizar, não podemos deixar de falar de seu single "A Coisa Tá Preta". Assim como em outras faixas, Sapiência busca mudar o sentido de muitos expressões negativas usadas contra os negros para algo positivo. Sem contar que, assim como na maioria de suas faixas, a forma de se vestir, os penteados e o próprio comportamento dos negros é sempre valorizado. Orgulho preto acima de tudo em suas letras e em seus clipes.


Não podemos dizer que Rincon é uma aposta para a cena nacional, afinal ele já tem demonstrado qualidade em suas músicas e participações, mas ver "Galanga Livre" nas ruas é uma promessa de que este MC finalmente irá se firmar na cena. Com rimas que valorização o negro, a cultura nacional e entretêm o ouvinte, dificilmente "Sr. Kinta Fera" não irá chamar atenção do público do rap. Não esqueça de acompanhar os detalhes aqui no Genius, afinal Sapiência tem uma conta verificada no site.

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #
All lyrics are property and copyright of their owners. All lyrics provided for educational purposes and personal use only.
© 2017 Lyrics Media Group Inc.